Saúde de Itabuna leva feira de saúde ao CAPS II

Os pacientes e inúmeros benefícios
Ascom

 

Em mais uma atividade de inserção social dos usuários do Centro de Atenção Psicossocial de Itabuna (CAPS), a unidade CAPS II do bairro Góes Calmon recebeu uma equipe formada por profissionais da Secretaria Municipal de Saúde e alunos do Curso de Enfermagem da Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC), que prestaram diversos serviços de saúde aos usuários da unidade.

A feira de saúde do CAPS II incluiu medição de pressão arterial, teste de glicemia, sífilis, hepatite e HIV, análise de índice de massa corpórea (IMC), vacinas contra sarampo, tétano, rubéola, difteria e influenza. Além de palestra sobre a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) e distribuição de folhetos informativos e preservativos.

A coordenadora de Saúde Mental da Secretaria de Saúde, Albenice Rodrigues, destacou a importância do trabalho de reinserção e igualdade social. “A feira de saúde acontece em vários lugares, então trouxemos para cá também. É necessária a prevenção de DSTs e ter a facilidade de encontrar esses serviços aqui é importante para eles enquanto usuários do serviço de saúde” reforçou.

A psicóloga do CAPS II, Adriana Emídio, agradeceu a ida da equipe de saúde ao CAPS. Para ela, a feira é de grande ganho para os usuários que são cidadãos e precisam de uma saúde integral, não só da psiquiatria. “Uma das orientações do governo municipal é que todos devem estar incluídos em todos os serviços da saúde. Eles gostaram muito da iniciativa. Adoraram ser cuidados de forma integral” contou Adriana.

A monitora de projetos do Centro de Referência Júlio Brito, Karine Bertoldo, foi palestrante e falou para os pacientes do CAPS sobre a prevenção às DSTs. “É um momento importante, pois esta é uma população com necessidades especiais, que normalmente tem uma sexualidade mais aguçada. Fizemos um trabalho mais específico e dinâmico para ser mais próximo da realidade deles” explicou.

Uma das usuárias fez questão de avaliar a feira de saúde, que para ela foi muito boa. “Pude tomar vacina, me pesei e descobri que preciso perder um pouco de peso. Me orientaram que isso é devido à ansiedade, eles pediram que eu controle a alimentação”.  Durante a feira de saúde a coordenadora de Saúde Mental confirmou que está agendada para hoje (25) a licitação para compra de água, gás e alimentação para todas as unidades do CAPS em Itabuna.